sábado, 28 de março de 2015

Minhas leituras. Por que o brasileiro lê pouco? Quantos livros você lê por ano?

Bom dia!


Esta semana terminei de ler mais um livro, "Claro que te amo" da Tammy Luciano. Apesar de eu achar que a autora colocou sua personagem Piera nova demais (ela tem dezenove anos, já foi noiva, começou a namorar aos doze e a trabalhar aos quatorze), o livro é lindo! Talvez se acrescentássemos dois anos a mais a ela a história ficasse mais real, mas isso é apenas um detalhe. Piera foi criada pelo pai, a mãe a abandonou quando ainda era um bebê. Namorou dos treze aos dezenove anos com André, um rapaz acomodado e que a traiu. Pouco tempo depois do término do relacionamento ele se casa com outra pessoa. Piera assiste a cerimônia da porta da igreja. Sua mãe um dia reaparece e na mesma época ela conhece Marcelo, um jovem estudante de Medicina, ao lado de quem descobrirá o verdadeiro amor. A história é cheia de complicações até que as coisas se ajeitem. Gostei bastante!

Esses dias eu li um comentário de um amigo no facebook falando que ao invés de assistir novelas, que demoram até 8 meses para contar uma história, as pessoas deviam ler mais! Fiquei pensando sobre o assunto. Infelizmente a média de leitura do brasileiro é muito baixa. Muitas pessoas passam um ano inteiro sem ler um livro sequer! Leitura é hábito! Quando a gente começa a ler regularmente, não quer mais parar! Se conseguirem tirar uma hora de seu dia, quinze dias no mês (que pode ser exatamente o tempo que dispensam à televisão), conseguirão ler um livro de trezentas páginas a cada dois meses, o que daria 6 livros ao ano. Se passar um mês inteiro a dois sem ler nada e mantiver o mesmo ritmo de leitura nos outros meses, conseguirá ler 5 livros em um ano! E isso é bastante razoável! Uma pessoa com uma boa velocidade de leitura é capaz de ler de dois a quatro livros ao mês. Se considerarmos que vai ter meses que não conseguirá manter o mesmo ritmo, ainda assim essa pessoa será capaz de ler de 20 a 30 livros ao ano!

O que quero dizer é que se nos planejarmos e tirarmos uma horinha do dia, trinta minutos que seja, podemos ler bem mais do que temos lido atualmente, não acham? Ler melhora o vocabulário, além de ser uma das diversões mais baratas que você pode encontrar! A leitura transporta a gente para um outro mundo, para aventuras, suspenses e romances que irão descansar nossas mentes e fazer um carinho em nossas almas! Leiam mais!

Minhas leituras este ano foram:

1- Fim - Fernanda Torres (É um romance que trata sobre a finitude da vida, tem uma linguagem mais apropriada para o público adulto, é uma leitura bem humorada e sem censuras)
2- Um novo amanhecer - Cinthia Freire (Romance para adolescentes, jovens e adultos jovens)
3- Um sorriso ou dois - Frederico Elboni (Contos e crônicas. Leitura deliciosa, ousada, sensual, voltada para o público jovem e adulto jovem)
4- Por uma questão de amor - Beatriz Cortes (Romance para adolescentes e jovens)
5- Me ajude a chorar - Fabrício Carpinejar (Contos e crônicas, lindo livro voltado para o público jovem e adulto)
6- Os espiões - Luis Fernando Verissimo (romance policial, linguagem culta, história surpreendente, leitura gostosa, voltado para o público jovem e adulto)
7- Tesouro secreto - Nora Roberts (Romance policial. Nora Roberts mistura como ninguém histórias de amor com crimes, sensacional. Leitura voltada para jovens e adultos)
8- Apaixonada por palavras - Paula Pimenta (Crônicas sobre a vida, leitura muito gostosa para todas as idades).
9- A menina que não sabia ler - John Harding (Suspense, excelente!)
10- Tempo de esperas - Padre Fábio de Melo (livro em formato de cartas. Mensagens positivas para guiar o florescer humano)
11- Claro que te amo! - Tammy Luciano (Romance para todas as idades)

Beijos e boa semana!
Leiam mais! Leiam Literatura Nacional!

Deixe seu comentário usando o facebook!