domingo, 22 de março de 2015

Quando o que não disseram e não fizeram dói mais que mil palavras ruins ditas. Expectativas desleais.

Oi pessoal!



Estive pensando aqui... Tem horas na vida da gente que aquilo que os outros não nos disseram dói mais que mil palavras ruins. Da mesma forma que quando o que não fizeram nos magoa mais que se tivessem feito alguma coisa. Estão me entendendo, ou está confuso demais?

Existem situações em nossas vidas que esperamos dos outros atenção, telefonemas, visitas, palavras de apoio ou carinho, um mínimo de demonstração de preocupação e interesse por nós, pelo que estamos passando na vida. Já se viram em uma situação assim? Nesses casos acabamos sofrendo por esperar demais do outro e não pelo que ele fez. Sofremos por tudo que a pessoa deixou de fazer por nós.

E por que simplesmente não esquecemos, viramos a página e seguimos em frente? Simples: nossas "expectativas desleais" nos fez esperar pelo o que não foi dito ou perguntado, por aquele telefonema que não aconteceu, pela visita que nunca chegou. E por que esperamos, quando sabemos que poderia mesmo não ter acontecido? Porque no fundo gostamos dessa pessoa e queríamos que a recíproca fosse verdadeira. 

Quando situações como esta acontecem passamos a nos sentir tristes e magoados. Não é raiva o que sentimos, afinal ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas consideração muitas vezes deveria ser uma obrigação sim! Pena que não é... E assim, por total falta de interesse, consideração ou até mesmo simples educação muitas amizades são desfeitas e relações familiares chegam ao fim... Tudo isso é uma pena! Pelo menos é o que eu penso.

Vamos fazer assim para mim e para vocês: quando esse tipo de coisa acontecer e perceberem que não tem jeito mesmo, que por mais que quisessem e gostassem de ter importância para determinada pessoa, não têm, vamos tentar não sofrer e esquecer. É preciso ser forte para isso! Esquecer leva tempo! Esquecer custa lágrimas! Mas um dia tudo passa! Tenham certeza disso! O tempo ameniza as dores e desbota as lembranças até que elas deixem de ter significado. E nesse dia, no dia que conseguirem pensar no que aconteceu e não sentirem absolutamente mais nada, pronto! Exatamente nesse dia você vai ter esquecido! É preciso esquecer, virar páginas, colocar pontos finais, sepultar nossos mortos para seguirmos com a  vida. São conselhos sábios que aprendi ao longo do tempo e continuo aprendendo. Mesmo que eu ainda tenha minhas dificuldades em colocá-los em prática, vou tentando! E de tanto tentar um dia conseguirei!

Escrevendo este texto me vem à cabeça a música "Boa sorte" da Vanessa da Mata. Liguem o som e ouçam enquanto leem!

"É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará
Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz
Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais..."

Beijos e até a próxima!

6 comentários:

  1. Renata me identifiquei com o seu texto. Ele me atingiu e me fez perceber que ás vezes temos de colocar um ponto final nas expectativas que criamos, fechar certas portas, abrir outras janelas. O fim do mundo é quando a gente se dá conta que se perdeu da nossa própria alma. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Deborah! Precisamos encerrar certos sofrimentos para nos libertarmos e nunca podemos nos perder de nós mesmos! Beijos! Obrigada querida! Seja bem vinda por aqui! Espero que esteja gostando do blog e que continue me acompanhando!

      Excluir
  2. É o famoso "vácuo"! É realmente triste esperar algo de alguém que nem se lembra de nos dizer nem mesmo coisas ruins. Mas também temos que prestar um pouquinho de atenção e pensar se nós também não estamos deixando ninguém no "vácuo". Ótimo texto! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Vanessa! Não devemos fazer com os outros o que não gostamos que façam om a gente! Beijos querida!

      Excluir
  3. É isso Renata ...a única pessoa capaz de não frustrar nossas " expectativas" somos nós ( e mesmo assim se estivermos conectados conosco e não com o mundo fora de nós , como diz Jung , "nos perdendo aqui fora " forma de evitar o encontro consigo ) .Por mais que saibamos disso , existe um " mimimi" interior que nos leva a esta espera , a eterna criança que aguarda o colo da mãe , a aceitação do outro...isso não mudará nunca , mas com o tempo e , se nos propormos a sabermos lidar com nossos sentimentos e enfrentarmos nossos espelhos ( temos mais de um ...somos uma sala deles ) , esta sensação não deixará de existir , mas passa da dor ao pensamento racional rápido e superamos .Avante ! Adorei o texto , e a palavra de ordem é a que vc usou " não nos percamos de nós mesmos !" ,bjs e Avante " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda! Adorei seu comentário! Seja sempre bem vinda por aqui!

      Excluir

Deixe seu comentário usando o facebook!