sexta-feira, 20 de março de 2015

Uma dica de cinema para o final de semana: Para sempre Alice

Olá!

Esta semana assisti ao filme "Para sempre Alice", que foi baseado no livro de mesmo nome da autora Lisa Genova. A história é um drama que conta a vida de uma professora de neurociência especialista em neurolinguística que aos 50 anos começa ter lapsos de memória e descobre estar com uma forma rara e precoce da Doença de Alzheimer. O filme é muito bem feito, a história é linda e envolvente e as atuações são excelentes, tendo Julianne Moore levado o prêmio do Oscar de 2015 de melhor atriz.

 Alguém conhece ou já conheceu alguma pessoa com Doença de Alzheimer? Minha avó teve Alzheimer aos 75 anos. Até a época do diagnóstico ela era uma pessoa super ativa, inteligente, cozinhava, costurava, fazia todas as suas atividades diárias completamente lúcida e independente. Pouco antes do diagnóstico ela andava um pouco esquecida, até que um dia acordou e já não era mais a mesma pessoa. Não conseguia se lembrar de nada, falava coisas sem nexo, ficava às vezes assustada ou nervosa sem motivos... Foi muito triste perder minha avó amada para esta doença! O filme mostra exatamente como as coisas são e tem uma fala muito emocionante da personagem principal, Alice, que diz: "Você passa a vida toda acumulando lembranças: das viagens que fez, das pessoas que conheceu, dos lugares, dos momentos e de repente isso tudo é arrancado de você." Assim é para o doente de Alzheimer, uma doença cerebral degenerativa e sem cura, que vai apagando todas as lembranças da pessoa, a começar pelas mais recentes, depois ela começa a perder a força muscular e a capacidade de deglutir, muitas vezes indo parar na cama e morrendo de complicações típicas de pacientes acamados: pneumonia aspirativa ou infecções urinárias que se tornam generalizadas.

É claro que o filme mexeu muito comigo, primeiro por ter vivido aquelas situações vendo a minha avó doente, depois por ser médica e conhecer o real drama dessa doença e por último por ser humana e extremamente emotiva.

Adorei, vale muito a pena ir ver! Ele está em cartaz nos cinemas. Leiam também o livro!

Desejo a todos um excelente final de semana! Aproveitem bem a sexta-feira, o melhor dia da semana na minha opinião. Já leram meu texto sobre as sextas-feiras? Conheçam meus textos antigos. Beijos!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela dica do filme Renata. Eu amo assistir filmes.. Sou viciado mesmo.. Ultimamente que eu ando meio sem tempo, mas sempre quando dá, eu vejo uns 3 ou 4 filmes no dia.. Realmente esta doença é ingrata mesmo e muito triste tudo isso. Triste ver alguém com tantas histórias e de repente ela se esquece de tudo.. Eu particularmente nunca conheci alguém com essa doença, mas já vi um filme até muito conhecido que o o filme, se não me engano ( Uma História de Amor ) .. Muito lindo. Parabéns pelo texto minha querida.. Como sempre; escrevendo maravilhosamente muito bem.. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário usando o facebook!